O acto de traição suscita, na maioria das pessoas, sentimentos de conflito interno, em termos morais. Há uma autocrítica e uma certeza interior de culpa perante o acto cometido, o que provoca desconforto.

Quando a traição acontece só em sonho pode ser uma manifestação de algum conflito moral interior, não necessariamente relacionado com a infidelidade sexual para com o companheiro.

É ainda uma advertência relativamente ao facto de ser necessário que pondere melhor as suas escolhas, designadamente no plano emocional e amoroso.

Quando sonho que estou traindo o meu marido ou o meu namorado estou ainda a manifestar o receio de ser alvo de uma forte tentação, a que não consiga resistir. Isto pode aplicar-se não apenas no âmbito sexual e afectivo, mas estender-se às relações de amizade e aos negócios, ou a outros aspectos da sua vida.

Os sonhos com traição podem também ter a ver com lembranças do passado ou simplesmente ser manifestações de fantasias secretas. Revelam ainda carências sexuais e afectivas ou podem apenas representar um desejo físico concreto relativamente a uma pessoa.

Mas o facto de sonhar que estou traindo o meu marido ou o meu namorado reporta igualmente para o receio do compromisso. Quando, por exemplo, assumimos uma relação de noivado, quando marcamos um casamento ou quando decidimos ter um filho, podemos sentir-nos demasiado pressionados e preocupados com as mudanças decisivas que se esperam para o futuro.

Se a traição surgir no sonho depois de uma discussão com o meu marido ou com o meu namorado é uma evidência de estabilidade no casamento e de êxito no namoro.