A nossa própria morte num sonho não é necessariamente um mau sinal, embora deixe nas pessoas sentimentos de medo e de ansiedade. Pode representar que vêm aí mudanças e profundas transformações na nossa vida.

Sonhar que estou morrendo simboliza, deste modo, o desenvolvimento pessoal e as novas descobertas motivadas por esse processo evolutivo. Pode ser sinal de um novo recomeço ou representar o definitivo fim de factos ou traumas do passado. No fundo significa um fim de ciclo.

É ainda uma evidência de término para velhos e maus hábitos e indicia que se está desejoso de pôr fim a um determinado dado ou relacionamento da sua vida.

Sonhar com a morte é também um sinal de boa sorte, de riqueza e de saúde. Na tradição popular diz-se que sonhar com a morte prolonga a vida. E os especialistas alegam que só um corpo e uma mente verdadeiramente saudáveis podem sonhar com a sua própria morte. É, de facto, uma evidência do crescimento mental e espiritual da pessoa.

Quando se sonha que se está morrendo pode ainda ser um indício de que vai surgir uma nova paixão na sua vida. De algum modo, está a terminar um capítulo da sua existência, devendo, por isso, preparar-se para abraçar novas oportunidades.

Os sonhos com a morte podem, por outro lado, ter uma interpretação mais directa, por exemplo quando se sofre de alguma doença grave ou quando os médicos nos deram um determinado prazo de vida. Aí são manifestações do receio absolutamente primordial de morrer.