Os sonhos que envolvem situações de traição do ser amado são, por norma, reflexos da insegurança do sonhador. Podem simplesmente denotar a falta de confiança no marido ou na esposa ou, então, evidenciar a vontade de pôr cobro ao relacionamento e de iniciar uma nova aventura amorosa.

Este tipo de sonho demonstra ainda um estado de subordinação e de sujeição ao parceiro, o que é claramente um detalhe que prejudica a pessoa e a própria relação. Assim, o sonho pode reportar para os problemas causados por essa circunstância.

Quando a esposa sonha que trai o marido, ou o marido sonha que trai a esposa, é uma representação dos inimigos que lhe querem fazer mal. Mas só conseguirão os seus intentos se o sonhador lhes facultar as acções ou palavras para isso. É ainda um alerta para não confiar em falsos amigos demasiado interessados na sua vida afectiva. Evite partilhar os seus segredos ou temores mais íntimos com pessoas que o podem prejudicar.

Se a traição do sonho surge depois de uma discussão do casal é um prenúncio de estabilidade no casamento.

Se sonhamos com a traição de um amigo é um sinal de que vão surgir surpresas, não necessariamente positivas ou negativas, e podem não ter nada a ver com essa relação de amizade.

Quando a esposa ou o marido sonha que perdoa uma traição, é um alerta para o facto de o sonhador não estar a discernir devidamente entre o que está certo e o que está errado. Deve ponderar com mais atenção as suas decisões.