As inundações são provocadas por grandes enxurradas ou por chuvas diluviais persistentes, levando a forte destruição e a grandes transformações físicas nos locais onde ocorrem. Depois de uma inundação ficarão apenas os despojos do passado, sendo necessário quase um novo começo.

No âmbito dos sonhos as inundações estão ligadas às emoções e às tensões vividas pela pessoa. Podem ser um sinal de que esta não aguenta mais conter o que sente e que precisa de deitar cá para fora todos os seus sentimentos. Podem igualmente representar que a pessoa está a viver um turbilhão de emoções, por vezes contraditórias, perante um determinado facto ou circunstância da sua vida.

Quando as águas da inundação apareçam claras no sonho pode ser um bom sinal, prenunciando o fim dos problemas ou das confusões em que estava imerso. Também pode simbolizar a prosperidade. Se as águas forem escuras é um presságio de que experimentará inconvenientes ou incómodos no futuro.

Se se sonhar com uma cidade inteira ou um país inundados é um alerta para a potencial perda de entes queridos e para possíveis fracassos ou azares.

Ver pessoas sendo arrastadas por uma inundação num sonho reporta para o luto e para a tristeza profunda e desesperada. Se for o próprio sonhador a ser arrastado pelas águas é sinal de que terá alguma desilusão com um amigo – poderá ser alvo de ofensas e de falsas acusações por parte deste.

As inundações nos sonhos podem ainda ser conotadas com a sexualidade e com a beleza erótica.