Os sonhos que envolvem incêndios são, geralmente, reflexo de que a pessoa precisa de auxílio para ultrapassar algum problema ou uma fase menos boa na sua vida.

O fogo é um elemento destrutivo, mas também representa uma energia que dá azo a reconstruções e a recomeços. Assim, o incêndio tem uma conotação negativa por um lado, mas também pode reportar para bons fundamentos.

Quando alguém sonha com um incêndio na sua própria casa é um sinal de que precisará de proceder a alterações intensas na sua vida. A casa representa o eu do sonhador e quando arde é um simbolismo de que é preciso pôr fim ao conformismo e à apatia que estará a afectar a sua vida.

O fogo também é um símbolo da intuição humana e quando aparece num sonho é precisamente uma mensagem do subconsciente para a necessidade de racionalizar menos as decisões e de seguir mais o coração.

Associados aos incêndios estão ainda os conceitos de cobiça e um sonho sob esta temática pode significar que será alvo de acções invejosas de quem o quer prejudicar.

Ver uma casa a arder num sonho também simboliza os males de amor e a paixão, apontando para sofrimentos por causa de relações afectivas. Também pode evidenciar que o sonhador vive algum drama amoroso, se sente sufocado por uma forte paixão ou representar o desejo sexual.

Quando num sonho se consegue apagar o fogo é um bom presságio significando que se vão conseguir ultrapassar dificuldades encontradas.