As flores têm, em geral, conotações positivas, mas quando aparecem nos sonhos a interpretação, boa ou má, depende das circunstâncias em que aparecem.

Quando se sonha com flores coloridas simbolizam a sensibilidade, o prazer, a beleza e o carinho, podendo significar que o êxito se aproxima. Também indiciam a sorte ao jogo. Se as flores estiverem em bom estado, representam ainda a perfeição e a espiritualidade, bem como o amor e a felicidade.

Se a flor do sonho estiver seca é um mau prenúncio, indicando eventuais problemas; e se for pisada é um sinal de revolta associado à sexualidade e à sociedade envolvente. Já as flores mortas são uma evidência clara de tristeza e de decepção.

As flores brancas nos sonhos são um indício de que vai receber uma visita de um ente querido em breve. As flores vermelhas representam uma nova paixão e as flores amarelas são um alerta para cuidar melhor da sua saúde.

Quando aparecem rosas nos sonhos é um anúncio de alegrias futuras, enquanto os cravos representam a fidelidade. O lírio anuncia o fracasso e a orquídea reporta para novas e inusitadas paixões.

Se sonhar em receber um ramo de flores é um sinal de reconciliação com um namorado (namorada) ou com um amigo (amiga). Também simboliza o respeito, a admiração e o reconhecimento que suscita perante os outros. Se o ramo for substancialmente grande é um indicador de enorme afecto para com a pessoa que o oferece.

As flores num deserto estão associadas às energias vitais e representam toda a força que retirará de dentro para resolver um problema.