Os índios acreditam que os animais nos sonhos são um alerta de que algo de mau vai acontecer. O animal não representa directamente a maldade, mas é antes o transmissor de que alguma coisa terrível ocorrerá.

Na teoria da interpretação dos sonhos, os animais são representativos dos estados da alma humana. O homem é o rei de todos os animais vivos e a alma destes existe, de algum modo, alojada no seu interior. A cada animal está, assim, associado um tipo de sentimento diferente.

Os sonhos com cães simbolizam algum tipo de confusão e de raiva no interior da pessoa. A cor do animal é um dado importante na interpretação do sonho, sendo que um cão vermelho está associado à morte, um cão preto simboliza o luto e a tristeza, e um cão branco representa um problema que não é aparente.

Já sonhar com o boi é uma manifestação de que há problemas do foro sexual ou tentações neste âmbito. Este animal é a representação de alguns demónios da mitologia e relaciona-se com a paixão carnal proibida. Sonhar com a vaca, por outro lado, tem uma interpretação completamente diferente. A vaca simboliza a vida e a natureza.

Os sonhos com cobras estão ligados à maldade humana. As serpentes são símbolos do pecado e do demónio, de acordo com a ideologia cristã, e representam uma esperteza interesseira que pode magoar ou ofender.

Os tigres são associados à agressividade e aos instintos mais básicos, simbolizando ainda a ferocidade e a raiva. Já o leão está ligado à justiça, podendo os sonhos com este felino simbolizar um sentimento de injustiça.